educadores

Sequências didáticas para serem usadas no ensino sobre vacinas e COVID-19

O que devemos saber sobre A Covid-19

Este curso foi idealizado pela Comissão de Pesquisa, formatado pela Comissão de Cultura e Extensão, preparado pela docente Carolina Aires e pelos estudantes Marina Corbani e Wasim Syed, e faz parte de uma atividade educativa prevista pelo Grupo de Trabalho que elabora as ações para o retorno gradual das atividades presenciais, com apoio da Diretoria da FCFRP.

O conteúdo apresenta ilustrações, vídeos, imagens e links externos, todos cuidadosamente selecionados para trazer informação.

Vacinas e sua importância para a saúde

Sequências Didáticas produzidas pelos licenciandos do IB-USP, 2020 sobre vacinas.

As sequências didáticas (SD) aqui propostas foram produzidas por licenciandos do Instituto de Biociências da USP ao longo de 2020, orientados pelas docentes Daniela Lopes Scarpa e Maíra Batistoni e Silva. Todas as SDs são voltadas para estudantes da educação básica e estão de acordo com os atuais documentos curriculares. As atividades propostas são de diversas naturezas e podem ajudar professoras e professores a se engajarem na formação de estudantes capazes de compreender a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva

Clique nas imagens para acessar o conteúdo

Hidroxicloroquina e a COVID-19

Proposta: Inspirado por um material disponível no web-site DataClassroom, elaborei uma ficha sobre um estudo realizado na Universidade de Minnesota (EUA) que avaliou, em junho de 2020, se esse medicamento poderia ser utilizado no combate à pandemia de COVID-19. A partir da análise de dados brutos disponíveis em uma planilha eletrônica, os estudantes devem produzir gráficos e tabelas para defender uma conclusão sobre esse tema.

Competência geral: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Habilidades:

  1. Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

  2. Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.