Imprensa
Releases prontos para serem divulgados e a campanha na mídia
Vacinação infantil
Movimento Todos Pelas Vacinas convida novamente comunicadores de ciência, artistas e cientistas para ações pró vacinação infantil contra a Covid-19
A nova campanha #VouVacinar busca desmistificar desinformação sobre a vacinação infantil contra a COVID-19 e estimular a vacinação na faixa etária de 5-11 anos
Enquanto se aguarda a chegada das vacinas para a faixa etária de 5 a 11 anos, o movimento Todos Pelas Vacinas vem organizando a iniciativa #VouVacinar. O grupo reúne, desde o início de 2021, divulgadores científicos, cientistas, instituições ligadas à ciência, artistas e personalidades públicas para campanhas pró-vacinação.
Com a vacinação infantil se aproximando, não poderia ser diferente: já vemos movimentações nas redes sociais: desinformações sobre a vacina e seus riscos, análises de especialistas combatendo a desinformação, e muita expectativa para a definição do calendário infantil. Diferente das campanhas anteriores, #VouVacinar não terá uma data específica para lançar seus materiais, e já vem recebendo apoio e organizando suas ações.
O movimento #TodosPelasVacinas é organizado pela ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil e a União Pró-Vacina.
Sua campanha busca criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas e comunicadores de ciência em um ambiente virtual voltado para informações sobre as vacinas contra o vírus da COVID-19. O portal (www.todospelasvacinas.info) agrega todo o conteúdo das primeiras campanhas e segue com novidades, em diversos formatos (textos, áudio, imagens e vídeos) para serem compartilhados em todas as redes sociais.
A novidade desta vez é o espaço infantil para a campanha: crianças de 5 a 11 anos (via pais ou responsáveis) podem participar enviando desenhos ou outras artes (sem exposição das crianças) dizendo “por quê quando chegar a minha vez eu #VouVacinar?”. Os desenhos podem ser enviados para blogs@unicamp.br e todospelasvacinas@gmail.com e serão exibidos no portal e divulgados nas redes sociais.
Sobre a campanha, Flávia Ferrari, do Observatório COVID-19 Brasil, aponta: “Vacinas salvam vidas, mas não extinguem o vírus em um passe de mágica; assim, precisamos de uma cobertura vacinal ampla e precisamos vacinar as crianças o quanto antes, para seguirmos avançando no combate à doença”.
Coordenadora do Blogs Unicamp, Ana Arnt lembra que: “O Programa Nacional de Imunização é um dos marcos mais importantes de Saúde Pública na história do nosso país, com grandes conquistas, como a erradicação da Poliomielite e Varíola. Agora é chegada a vez de avançarmos mais esse capítulo, protegendo as crianças contra a COVID-19, diminuindo os casos da doença no Brasil”.
Mellanie Fontes-Dutra, da Rede Análise COVID-19, assegura: “Para todos os pais receosos, que acham que não tem estudos suficientes para vacinação em crianças (05-11 anos), ou que não há risco que justifique a vacinação, ou que não há rigor na análise de vacinas, é importante destacar que o documento da Anvisa sobre a aprovação da vacinação infantil, explica tudo e aponta a segurança da vacina para esta faixa etária”. A pesquisadora ainda afirma que é fundamental vacinarmos nossas crianças, ampliando assim nosso combate contra a COVID-19 e protegendo esta faixa etária.
Contatos: Ana Arnt blogs@unicamp.br e Flávia Ferrari obscovid19br@gmail.com 11991116455
A campanha
Junto às primeiras aprovações de vacinas contra COVID-19 no Brasil surge uma iniciativa que reúne organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas para criar o Todos pelas vacinas - marcado para 21 de janeiro (quinta-feira). A campanha contará com diversas ações nas redes sociais com a hashtag #TodosPelasVacinas e terá por objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas.
A campanha #TodosPelasVacinas organizada por ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Rede Análise COVID-19, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia, Sociedade Brasileira de Virologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, União Pró-Vacina e Projeto Divulgar tem como objetivo criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos - textos, áudio, imagens e vídeos - para serem compartilhados em todas as redes sociais.
No Portal estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte. A campanha visa convidar a participação do público por envio de dúvidas e engajamento nas redes sociais, como uso de filtros criados para Facebook e Instagram disponibilizados no site. O internauta consegue baixar, também, logo e artes da campanha para espalhar a mensagem e participar da grande mobilização do dia 21 com a hashtag #TodosPelasVacinas nas redes sociais.
As ações vão para além do portal e ao longo de toda a semana (de 18 a 24 de janeiro), uma série de atividades, que contam com ciência, informação e muita arte, serão promovidas para conscientizar a população sobre a importância das vacinas.
Flávia Ferrari do Observatório Covid-19 BR ressalta a importância da iniciativa com a união entre cientistas e sociedade civil em prol da vacinação contra a COVID-19, “uma atitude capaz de salvar vidas”.
A lista com todas as atividades da campanha pode ser encontrada no site do evento www.todospelasvacinas.info.
Contato: Flávia Ferrari - Observatório Covid-19 BR (11) 991116455 obscovid19br@gmail.com